ANÁLISE DO DISCURSO


 No livro de apoio “Estudos semântico-discursivos da língua portuguesa, volumes 1 e 2”, 6.5, há um texto narrado durante uma campanha publicitária intitulada “Eu quero menos”, das Sandálias Havaianas.

Eu quero menos

Menos preocupação.

Menos formalidade.

Menos nuvem no céu.

Menos roupa.

[...]

Menos escritório.

Menos cara feia.

[...]

Menos distância.

Menos complicação.

A partir dos indícios linguísticos presentes no texto, invertendo, inclusive o valor semântico da palavra “menos”, há descrição da rotina diária de um sujeito discursivo que emerge da campanha publicitária. Essa campanha quer vender um objeto que vai possibilitar a esse sujeito um tipo de vida diferente da que ele tem.

Assinale a opção que indica a rotina desejada e vendida pela campanha.

 


O sujeito discursivo deseja uma vida mais leve, ao ar livre, com pessoas felizes, na praia, na piscina, no campo.


O sujeito discursivo almeja uma vida mais leve, distante das complicações familiares.


O sujeito discursivo pretende ter  uma vida ao ar livre, com seus colegas de trabalho.


O sujeito discursivo quer menos compromisso com as questões políticas e sociais do lugar onde vive.


O sujeito discursivo deseja uma vida mais leve, aproveitando as suas férias em um retiro de meditação.

Nos estudos da Análise do Discurso, que é uma disciplina da Linguística, há vários conceitos importantes para as análises de textos verbais, visuais e verbo-visuais. Esses conceitos compõem a base teórica da AD.

Diante disso, relacione os termos a seguir com as suas definições:

1 – Formação discursiva

2 – Enunciado

3 – Enunciação

4 – Ideologia

5 – Análise do Discurso

( ) Disciplina da Linguística que tem como objetivo compreender a língua “fazendo” sentido; concebendo a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social e levando em consideração o meio social, histórico, cultura, ideológico.

( ) Cuida do que pode e deve ser dito/escrito pelo sujeito e depende das condições de produção específicas, historicamente definidas e de acordo com determinada época e determinado lugar social. Depende também dos objetivos e finalidades dos sujeitos em interação.  Ultrapassa a frase como sequência linguística.

( ) É a materialidade repetível, o que é dito/escrito, como unidade elementar do discurso, é um acontecimento aberto à repetição, à transformação, à reativação.

( ) É marcada pela singularidade, é um acontecimento único e irrepetível, pois tem data e lugar determinados. Um evento com efeitos de sentido entre sujeitos em interlocução.

( ) É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que e como devem pensar, o que e como devem valorizar, o que e como devem sentir. Convicções, concepções de mundo determinados por grupos sociais.

Assinale a sequência que identifica os conceitos.


4, 3, 2, 1, 5.


2, 1, 3, 5, 4.


3, 1, 2, 4, 5.


5, 1, 2, 3, 4.


5, 2, 1, 3, 4.

De acordo com nosso livro de apoio, a Análise do Discurso francesa rejeita qualquer estudo da  metalíngua, ou seja, não se interessa pela estrutura da língua  e suas sequências linguísticas como fonte única de significado. Ela se constitui no campo dos processos de produção de sentidos, que combate as certezas e as evidências da linguagem.

O que essas afirmações significam?

Assinale a opção correta.


Essa teoria transcende, vai além  das questões da linguagem, que envolvem a gramática da língua ou apenas o tema do texto, ou a estrutura da frase e passa a considerar a  exterioridade, ou seja, tudo que abrange a sociedade, a história do país, as relações políticas, dentre outras situações.


Essa teoria se preocupa somente com as questões morfológicas e sintáticas da língua.


Essa teoria não se interessa pelo aspecto dialógico da língua.

 


Análise do Discurso não se preocupa com o processo crenças , estabelecido em um determinado grupo social, como construtor de sentidos.


Análise do Discurso deixa de levar em consideração os aspectos extralinguísticos e foca nos aspectos gramaticais.

No nosso livro de apoio, encontramos a afirmação, a partir dos estudos de Michel Pêcheux, de que a Análise do Discurso, que surge da década de 60, tinha uma proposta de análise de um texto, de um enunciado, de uma palavra, de uma imagem, considerando o sujeito e as condições de produção (quem fala/ouve/escreve/lê, para quem, quando, em que lugar...) como determinantes da manifestação discursiva, tanto de quem fala ou lê, quanto de quem ouve ou escreve. Assim, há uma relação dialógica entre os participantes do discurso.

Diante do exposto, o que significa considerar as condições de produção como determinante da manifestação discursiva?

Assinale a opção correta.


Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva se aproxima de um estudo estrutural da língua, cujo princípio é a forma.


Ao levar em consideração o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa dar importância às estruturas  linguísticas.


Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, enfim a história a que esses sujeitos estão envolvidos.


Considerando o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva quer dizer que autor e leitor dependem somente das questões gramaticais para compreenderem o texto.

 


Ao levar em consideração o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa dizer que o leitor focará no tema da produção textual.

Para Koch (2003) a língua é “um lugar de interação” em que os sujeitos (locutor e interlocutor) são essenciais na construção de sentidos, visto que essa construção se apoia não apenas nas sequências linguísticas, mas, sobretudo,  nas intenções desses sujeitos no instante da comunicação. Essa ideia é basilar para a Teoria da Enunciação.

Com base na afirmação anterior, leia atentamente as duas asserções:

I Na Teoria da Enunciação o que interessa para o estudo é o enunciado e suas condições de produção e não apenas a língua como sistema formal

Porque

II O enunciado, além de estar aberto à atualização, num dado tempo/espaço ( o que foi dito no século passado pode ser atualizado hoje), possibilita a compreensão de que os sujeitos produzem diferentes significações, em variadas situações comunicativas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição adversa à ideia da I.


As asserções I e II apresentam proposições verdadeiras e a II justifica a I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, entretanto a II não justifica a I.

De acordo com o livro de apoio, as crenças, as convicções determinam a constituição dos indivíduos em sujeitos, sendo responsáveis por determinarem os processos de significação. Pêcheux (1997) toma a palavra ideologia como “ a relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência.”, o que significa levar em consideração os pontos de vista dos sujeitos no momento de interação.

No enunciado a seguir, assinale a alternativa que mobiliza crenças, convicções debatidas atualmente:

”ENTRE O HOMEM E A MULHER SÓ O CORAÇÃO PODE BATER”

Aponte a resposta correta.


As escolhas afetivas muitas vezes são movidas por interesses físicos.


Cada indivíduo deve escolher livremente os seus parceiros.


Atualmente, há grupos atuantes, que defendem os direitos dos homossexuais.


As relações afetivas só serão verdadeiras se o afeto e a amorosidade foram privilegiados.


Há, atualmente, leis que protegem as mulheres e as crianças da violência doméstica. 

De acordo com o livro de apoio, as crenças, as conicções determinam a constituição dos indivíduos em sujeitos, sendo responsáveis por determinarem os processos de significação deles. Assim,podemos definir a palavra ideologia como um conjunto de crenças, pensamentos, convicções, visões de mundo de uma determinada comunidade. Esses pensamentos orientam as ações desse grupo.

 

No enunciado:  O FEMINISMO NÃO MATA. O MACHISMO MATA TODOS OS DIAS há uma uma crença, um ponto de vista bastante debatidos, há algum tempo.

É correto o que se afirma em.

 


Há grupos na  sociedade que debatem questões, envolvendo   a situação de opressão  da mulher.


Atualmente, há grupos atuantes, que defendem os direitos dos homossexuais e dos negros.


Há, atualmente, leis que protegem as  crianças da violência doméstica.


A sociedade raramente debate as questões que envolvem  a situação de opressão  da mulher, em casa e no ambiente de trabalho.


As  crenças, as convicções que envolvem as questões sobre o racismo têm sido muito debatidas ultimamente.

Polifonia foi um conceito elaborado por Bakhtin que aplicou inicialmente à literatura. De acordo, com o  livro de apoio, a polifonia refere-se ao fato de todo discurso estar tecido pelo discurso do outro, de toda fala estar atravessada pela fala do outro sujeito. Reforçando essa ideia, a partir dos estudos de Bakhtin, pode-se dizer que a polifonia consiste na diversidade de diferentes falas e conceitos presentes em uma mesma obra literária ou em um texto acadêmico, principalmente, quando há a presença de vozes com discursos divergentes ou controversos.

Observe o relato a seguir:

Em uma charge veiculada em um jornal de grande circulação, há um título que refere-se às redes sociais. “Neste país as redes sociais são muito importantes”, em seguida há o desenho de uma rede dependurada em uma sala com sete pessoas, pai, mãe, cinco filhos e ainda um cachorro. O pai diz que já ouviu falar de rede social, como, por exemplo, facebook, whatsapp, mas que, infelizmente, na casa deles a única rede existente era aquela em que podiam dormir e descansar.

A partir desse relato, por meio de uma charge, que tem o objetivo de desencadear o humor e a crítica à sociedade, aos governos, aos empresários, avalie quais vozes estão presentes, analisando em uma perspectiva social, econômica, cultura, histórica.

Aponte a opção correta.


Estão presentes, no relato da charge, as vozes de relações sociais, políticas, históricas  indiferentes à desigualdade social, econômica, mesmo que a tecnologia seja de conhecimento de quase todas as classes sociais.


Estão presentes, no relato da charge, as vozes de um governo preocupado com os menos favorecidos economicamente.


O título da charge reflete uma voz de preocupação de uma sociedade para cidadãos que sequer têm como descansar o corpo dignamente.


A voz do pai reflete esperanças na sociedade em que vive.


Estão presentes, no relato da charge, as vozes de uma sociedade que prega a igualdade social, econômica, cultural e tecnológica.

No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar (1964 a 1985) “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.

Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.

(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.

Ainda pago pra ver

O jardim florescer

Qual você não queria.

Você vai se amargar

Vendo o  dia raiar

Sem lhe pedir licença.

(...)

O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.

Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?

Ainda pago pra ver

O jardim florescer

Qual você não queria.

Você vai se amargar

Vendo o dia rair

Sem lhe pedir licença.

 

Assinale a opção correta.


O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder.


O período do governo ditatorial impediu que que o casal realizasse o sonho do casamento.


O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.


O autor não  tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.


O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem do poder, e a liberdade reine.

Em nosso livro de apoio, temos uma citação de Foucault (1969), a respeito do discurso. Ele é considerado o modo de existência sócio-histórico da linguagem: “um conjunto de enunciados que derivam de uma mesma formação discursiva”.

A partir desse conceito, assinale a formação discursiva que  dialoga com o seguinte enunciado:

“Reze, seja caridoso, obedeça às leis da bíblia, siga o exemplo de Cristo e conseguirá entrar no reino de Deus”.


O enunciado está em diálogo com uma formação discursiva que vai ao encontro dos preceitos religiosos estabelecidos pelas religiões cristãs.


O enunciado deriva de crenças que envolvem o sistema capitalista.


As propostas do enunciado apontam para uma formação discursiva que refere-se às convicções de grupos que não creem em dogmas religiosos.


A caridade está presente em todas as formações discursivas dos discurso que envolvem os partidos políticos brasileiros. 


O enunciado reafirma as formações discursivas que regulamentam uma sociedade igualitária.

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